sábado, 2 de outubro de 2010

Um conselho

Não quero fazer proselitismo político para este ou aquele candidato. Muito pelo contrário. Quero que os brasileiros votem de acordo com suas próprias convicções e não se deixem influenciar por promessas fáceis. 

EM HIPÓTESE ALGUMA imaginem que votar numa figura excêntrica, ainda que devidamente registrada para se candidatar a alguma coisa, é um voto de protesto contra a atual situação política. Cuidado. Já abordei esse pessoal e eles, conforme publicado em veículos sérios da imprensa e da Internet (sim, existem jornais e sites sérios neste país), explicam a manobra ardilosa de certos donos de partido de colocar um monte de trastes para serem eleitos, aproveitando a onda dos cacarecos (é o "quociente eleitoral", uma fórmula para vincular o número de votos das figuras bizarras com a de mensaleiros, sanguessugas e outros algozes da nação).

Também NÃO VOTEM em alguém só porque ele promete fazer o que outra pessoa faz. São o caso de apadrinhados políticos de caciques, coisa ainda muito comum por aqui. 

Votem pensando no que eles podem fazer de fato, e não os donos das propostas mais maravilhosas, daquelas dignas de contos de carochinha.

Evitem votar pensando em alguma vantagem imediata. Pois a tendência humana, e não só dos políticos, é querer obter o máximo de vantagens pessoais e só cumprir suas obrigações quando se virem forçadas a isso, seja por imposição de alguém, ou pela própria consciência. Os exemplos mais folclóricos são aqueles que votam em alguém por um par de sapatos ou por um empreguinho qualquer. Coisa do tempo do voto de cabresto, no século passado. 

Procurem se informar a respeito do seu candidato, para não se arrependerem depois. A despeito das críticas, é a intenção da lei da Ficha Limpa orientar os eleitores, para dizer quais candidatos são suspeitos de ter cometido algum crime (embora não haja provas concretas contra a maioria desses nomes, logo eles são, teoricamente, inocentes). 

Desconfiem de qualquer candidato que prometa acabar com as várias chagas sociais deste país num passe de mágica, porque isso é ESTELIONATO POLÍTICO. 

Enfim, exerço o direito de expressar a minha opinião sobre esta eleição, para o Brasil sair realmente renovado, para melhor, após o resultado das urnas eletrônicas. 

Bom voto, aos que leram este artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário